É possível aprender sempre e em qualquer idade!

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Metodologia de ensino busca maneiras facilitadoras de esforço para se estimularem gênios em aprendizado. Acredito que o sorriso é a melhor boas-vindas que um profissional pode dar a um cliente, ainda mais sendo este um aluno, porque este sempre busca seu bem-estar para estudar. É fundamental extrair a capacidade latente em cada aluno em vez de entulhar conhecimento. Deve-se valorizar o "agora" para desenvolver o talento nato.

29 de março de 2008

Comentário ao Texto: ENSINAR E APRENDER, COMO FAZÊ-LOS? de Edgard Bergamaschi Jr

Trata o texto a questão do papel do professor na tarefa de repassar os seus conhecimentos.

O Autor aborda a questão do ponto de vista técnico, ou seja, nos dias atuais para que se possa classificar um professor como qualificado, ele deve ter domínio de conteúdo, vivência e técnica.

Ocorre que, para que se possa transmitir real conhecimento, deve-se ter em mente não só a capacidade técnica do profissional, mas se estar atento às reais necessidades daqueles que são os destinatários de tais conhecimentos.

Não basta que o profissional seja um profundo conhecedor do assunto, se não possui clareza ao transmitir seus conhecimentos, de forma a tornar-se apenas uma referência.

Não se deve esperar simplesmente que o professor exponha o conhecimento ao aluno. Também o professor não deve esperar que os alunos aprendam sozinhos.

Em um meio termo, o professor deve ser o agente que facilite o aprendizado do aluno, participando ativamente da construção do saber que por ele é realizado.

Nessa medida, a questão “ensinar” deve estar voltada não só para técnicas, mas também par os anseios e necessidades do aluno.

(Comentário do Grupo formado por: João Anastácio; Gustavo; Janaina, Bruno e Ivan)

2 comentários:

visão blog brunística pedagógica disse...

O texto "ensinar e aprender" é típico para o objetivo do professor em estar em harmonia com o aluno, para compensar que este especialista do conhecimento tenha uma postura docente não inibidora. O aluno aproveita o conhecimento à medida que se permita conhecer a cultura existente e também crie cultura. O planejamento e os objetivos são fenômenos da aprendizagem, que compõe expectativas de dificuldades e podem ajudar a engrandecer o conhecimento do professor e do aluno. É fundamental facilitar o ensejo do aluno para pesquisar ainda mais, indagar e analisar aspectos da vida relacionados aos mais variados setores da vida, em que desperta o aluno para as mais variadas modificações do meio social, cultural, econômico, político, histórico, sociológico e antropológico, e que tem necessidade de acompanhar suas transformações.

visão blog brunística pedagógica disse...

O texto "ensinar e aprender" é típico para o objetivo do professor em estar em harmonia com o aluno, para compensar que este especialista do conhecimento tenha uma postura docente não inibidora. O aluno aproveita o conhecimento à medida que se permita conhecer a cultura existente e também crie cultura. O planejamento e os objetivos são fenômenos da aprendizagem, que compõe expectativas de dificuldades e podem ajudar a engrandecer o conhecimento do professor e do aluno. É fundamental facilitar o ensejo do aluno para pesquisar ainda mais, indagar e analisar aspectos da vida relacionados aos mais variados setores da vida, em que desperta o aluno para as mais variadas modificações do meio social, cultural, econômico, político, histórico, sociológico e antropológico, e que tem necessidade de acompanhar suas transformações.

">