É possível aprender sempre e em qualquer idade!

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
Metodologia de ensino busca maneiras facilitadoras de esforço para se estimularem gênios em aprendizado. Acredito que o sorriso é a melhor boas-vindas que um profissional pode dar a um cliente, ainda mais sendo este um aluno, porque este sempre busca seu bem-estar para estudar. É fundamental extrair a capacidade latente em cada aluno em vez de entulhar conhecimento. Deve-se valorizar o "agora" para desenvolver o talento nato.

3 de abril de 2008

SEC e MEC juntos contra os cursos caça-níqueis de pós-graduação

No dia 26 de março, a vinda do Ministro da Educação Tarso Genro serviu para sedimentar ainda mais a ação conjunta entre Secretaria de Estado da Educação e Ministério da Educação para coibir o avanço de cursos de pós-graduação lato sensu, chamados “caça-níqueis”. A visita se deu oficialmente para o lançamento do Fórum Internacional de Educação, na mesma data, mas gerou uma reunião extra-oficial em que o chefe de gabinete do MEC, Jairo Jorge, garantiu ao Secretário de Estado da Educação José Fortunati o empenho do ministério em ações mais enérgicas no sentido de impedir a oferta de cursos irregulares e de qualidade duvidosa. Até o final de abril, a SEC encaminhará um dossiê listando os cursos oferecidos por 17 instituições de fora do Rio Grande do Sul e que foram investigados pela SEC a partir de denúncias. Conforme o secretário Fortunati, também serão anexados ao dossiê exemplares da reportagem investigativa feita pelo Extra Classe em setembro de 2002, denunciando o esquema de funcionamento desses cursos. A mesma reportagem serviu de subsídio ao Conselho Estadual de Educação (CEED) na elaboração da Indicação 38, de 29 de janeiro de 2004, que orienta professores e SEC sobre critérios para reconhecimento dos cursos.

Um comentário:

visão blog brunística pedagógica disse...

A existência de universidades é um desafio ao conhecimento, que pode sugerir aprofundamento de conhecimento técnico e formar profissionais para o mercado de trabalho. A necessidade de mão de olbra qualificada não necessariamente precisa de mais universidades, mas sim de qualidade a todos os novos formandos. A oportunidade de arrebanhar alunos pelo sonho de qualificação curricular muitas vezes é fruto de cursos que não são aprovados pelo MEC. A listagem dos cursos aprovados é encontrada no site do INEP:http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/inst.stm

">